PageRank

domingo, 25 de abril de 2010

A Deusa Atena

Li novamente Odisséia de Ulisses, uma bela história, que por sinal, esse livro se encontra a disposição dos alunos na ( futura) biblioteca da escola Estadual Ana Teresa Albernaz, vale a pena ler essa bela historia grega.


O que mais me chamou atenção, e a atuação da Deusa Atena, que conduz Ulisses a sua bela Ilha de Itaca. Atena tem o poder de “metamorfosear” as pessoas

Veja a historia da Deusa e acesse o link posteriormente.



Atena era a Deusa grega da sabedoria e das artes conhecida como Minerva pelos romanos. Atena era uma Deusa virgem, dedicada a castidade e celibato. Era majestosa e uma linda Deusa guerreira, protetora de seus heróis escolhidos e de sua cidade homônima Atenas. Única Deusa retrata usando couraça, com pala de seu capacete voltada para trás para deixar a vista sua beleza, um escudo Contradizendo com seu papel como uma Deusa que presidia às estratégias da batalha na época de guerra e às artes domésticas em tempo de paz, Atena era também apresentada com uma lança em uma das mãos e uma tigela ou roca na outra.

Era protetora das cidades das cidades, das forças militares, e Deusa das tecelãs, ourives, oleiras e costureiras. Atena foi creditada pelos gregos ao dar à humanidade as rédeas para amansar o cavalo, ao inspirar os construtores de navios em sua habilidade, e ao ensinar as pessoas a fazerem o arado, ancinho, canga de boi e carro de guerra. A oliveira foi seu presente especial a Atenas, um presente que produziu o cultivo das azeitonas.



A Deusa Atena foi retratada com uma coruja, ave associada a sabedoria e de olhos proeminentes, duas de suas características. Cobras entrelaçadas eram apresentadas como um modelo no debrum de sua capa e escudo.

Quando Atena era retratada com outro indivíduo, esse sempre era do sexo masculino. Por exemplo, era vista perto de Zeus na atitude de um guerreiro de sentinela para seu rei. Ou era reconhecida atrás ou ao lado de Aquiles ou de Odisseu, os principais heróis gregos de Ilíada e da Odisséia.

As habilidades bélicas domésticas associadas com Atena envolvem planejamento e execução, atividades que requerem pensamento intencional e inteligente. A estratégica, o aspecto prático e resultados tangíveis são indicações de qualidades e legitimidade de sua sabedoria própria. Atenas valoriza o pensamento racional e é pelo domínio da vontade e do intelecto sobre o instinto e a natureza. Sua vitalidade é encontrada na cidade. Para Atena, a selva deve ser subjugada e dominada.

Atena era a filha predileta de Zeus, que lhe concedeu muitas das suas prerrogativas. Ela tinha o dom da profecia e tudo que autorizava com um simples sinal de cabeça era irrevogável. Ora conduz Ulisses em suas viagens, ora ensina as mulheres a arte de tapeçaria. Foi ela que faz construir o navio dos Argonautas, segundo seu desenho e coloca à popa o pau falante, cortado na floresta de Dodona, o qual dirigia a rota, advertindo perigos e indicando os meios de os evitar.

Era na cidade de Atenas que seu culto foi perpetuamente honrado: tinha seus altares, as suas mais belas estátuas, as suas festas solenes e um templo de notável arquitetura, o Partenon. Esse templo foi reconstruído no período de Péricles.

http://www.rosanevolpatto.trd.br/deusaatena.html

2 comentários:

  1. PARABÉNS FERNANDO !
    INÍCIO DE UM EXCELENTE BLOG !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Athena representa tudo o que não é domado, a liberdade. Athena, antes de seu nascimento foi predito que seria mais poderosa que seu pai, e foi através disso que Zeus devorou sua mãe e ela nasceu de sua cabeça.
    Athena é uma das divindades mais poderosas do Olimpo, ela é a única a influenciar Zeus. Ela cuida da Guerra justa, e para tanto, como deusa da razão não pode entregar seu corpo a um homem, uma vez que significa submissão.
    O amor impede a razão e então Afrodite não a enlaça em seus dons, pois o amor tira os poderes da Deusa da Razão

    ResponderExcluir